Quem fuma maconha pode doar sangue?

Compartilhar:

Muito usuário não doa justamente por ter essa dúvida. Indo direto ao ponto, sim, quem fuma maconha pode doar sangue… Porém não logo após ter fumado. Se liga.

Existem algumas estratégias para “tirar a maconha do sangue”. Estimular a circulação sanguínea com exercícios físicos aeróbicos é uma delas. Ingerir bastante líquido também ajuda. Além, claro, de consumir alimentos orgânicos, como frutas, legumes e verduras.

Às vezes, dependendo da quantidade e tempo de uso, são necessários até 30 dias para a maconha sair totalmente do seu corpo. Mas pode ficar tranquilo, não precisa esperar tudo isso pra doar.

Doar sangue é um procedimento seguro. A coleta é feita com materiais descartáveis e higienizados. A equipe é treinada e o processo demora, em média, 40 minutos.

Além disso, os hemocentros contam com espaços confortáveis para sentar e doar o sangue. Alguns até disponibilizam lanches e cafés para renovar as energias após a doação.

Para doar sangue, basta pesquisar o hemocentro mais próximo da sua casa. No local, você realiza um teste de anemia e passar por uma triagem clínica. Em seguida, está pronto para fazer a coleta e, posteriormente, lanchar.

Quem fuma maconha pode doar sangue depois de quanto tempo?

Após o uso de maconha é necessário aguardar ao menos 12 horas antes de poder doar, esta é a média exigida pelos hemocentros pelo Brasil. Vale confirmar com o seu hemocentro antes de doar.

O período de 12 horas¹ é necessário porque a fumaça da maconha afeta a qualidade do sangue doado porque aumenta a quantidade de monóxido de carbono no sangue. Além disso, os compostos ativos da maconha podem influenciar no corpo do paciente que vai receber a doação.

Para garantir que não haverá toxinas no sangue, é interessante ficar dois ou três dias a mais do recomendado sem fumar. Isso é especialmente importante para usuários intensos e frequentes.

Quem fuma maconha pode doar sangue?

Restrições para doar sangue:

– Não podem doar sangue quem tiver menos de 16 anos ou mais de 69 anos.
– Pessoas com peso menor que 50 Kg também não podem doar.
– Se estiver com anemia, hipotensão ou hipertensão no momento da coleta, não pode doar.
– Arritmia ou problemas cardíacos durante a doação também são impedimentos.
– Febre, gravidez, lactação, ser positivo para HIV ou ser diabético também são restrições.

Portanto, quem fuma maconha pode doar sangue. Mas é importante seguir as orientações e precauções mencionadas para garantir que a doação seja segura e benéfica para todos os envolvidos.

Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Doar é um ato de carinho e o hemocentro da sua região vai receber sua visita de braços abertos.

Você sabia que o CBD pode ajudar a conter o vício em tabaco? Inclusive, após o uso de tabaco é necessário aguardar em média 2 horas antes de poder doar sangue.

¹ Dados do Hemocentro de Ribeirão Preto e Unicamp.

Abrir bate-papo
A equipe da Radio Hemp tá atenta! Se apresente e diga se é um ouvinte, cliente ou lojista que já vamos te atender!